top of page

Especialidades

Microfisioterapia

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual desenvolvida na França, no início da década de 1980, por dois fisioterapeutas e osteopatas: Patrice Bénini e Daniel Grosjean, que visa tratar a causa da doença e não apenas o seu sintoma. Ela consiste em identificar a causa primária de um desequilíbrio no corpo e estimula a homeostase (autocorreção) do organismo, ou seja, o corpo reconhece a etiologia (causa) desse desequilíbrio e inicia o processo de eliminação da causa.

 

Em entrevista à Folha de São Paulo, durante a formação da primeira turma de Microfisioterapia no Brasil, Patrice Bénini esclareceu perfeitamente o que é e qual é o objetivo da Microfisioterapia

“O objetivo da Microfisioterapia é restaurar a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma -seja uma torção, uma infecção por vírus ou um choque emocional. A terapia se baseia na descoberta de que todos os tecidos do corpo, do epitelial ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. A partir dessas inscrições no corpo, podemos reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão, provocando o desenvolvimento de doenças.

 

Esse diagnóstico é feito por meio de micro apalpações na derme e na epiderme. A ação do terapeuta é realizar no tecido apalpado atos que simulem, em microescala, a origem do trauma e despertem os mecanismos de autocorreção. É como uma vacina, que inocula o vírus em pequena quantidade, que não causa a doença, mas faz o organismo produzir anticorpos. Ou como a diluição de um remédio homeopático.”

Trata-se de um método terapêutico fantástico e não há quaisquer contraindicações para o tratamento da Microfisioterapia (salvo orientações específicas de profissionais da saúde que acompanham cada paciente).

Sobre as consultas

Cada consulta/sessão de Microfisioterapia dura em média de uma a uma hora e meia, e o intervalo entre cada encontro é de no mínimo um mês. Este longo intervalo entre as intervenções da técnica é necessário para a autocorreção do corpo. Conforme a melhora acontece, o corpo terá mais condições e equilíbrio para poder lidar com as situações externas  e, portanto, o intervalo entre as consultas vai gradativamente aumentando. Cabe ao fisioterapeuta orientar e sugerir o tempo de retorno para cada consulta, quando necessário.

 

Em geral, três consultas é a quantidade mínima que se solicita aos pacientes para sentirem/experimentarem os resultados do tratamento, ou seja, em três consultas/sessões você já sentirá os efeitos da Microfisioterapia no seu corpo. Entretanto, da mesma forma, algumas pessoas podem ter excelentes resultados em apenas uma sessão.

 

É importante que lembremos que a Microfisioterapia atua na causa das disfunções e desarmonias do corpo e cada caso é um caso, cada ser é único, sendo importante estarmos sempre atentos a esse detalhe, que faz toda diferença no tratamento como um todo.

 

Conheça a Microfisioterapia e experimente como esta técnica é um divisor de águas em sua saúde integral.

A Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) - em chinês: 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué, é o conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China e grande parte do terrotório asiático, desenvolvidas no curso de sua história, há milênios - e difundido em todo o mundo. A medicina chinesa, portanto, pode ser considerada uma "sistematização" das mais antigas formas de medicina oriental, abrangendo, para fins de estudo, as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, de Taiuan, da Coreia, do Tibete e da Mongólia. 

No decorrer dos séculos, vários sábios influenciaram a medicina chinesa clássica, como Confúcio e Lǎo Zǐ, que culminaram nas contribuições da Dinastia Han - que trouxeram concepções que fundamentam as práticas curativas clássicas chinesas: as teorias dos canais de energia (jīng mài) e dos órgãos e vísceras (zàng fǔ) constituem o núcleo da descrição dos componentes e do funcionamento dos seres humanos. Também a teoria dos fatores patogênicos passa a ser a principal forma de explicar o adoecimento, onde os fatores patogênicos foram divididos em externos (fatores climáticos) e internos (emoções), ambos relacionados aos zàng fǔ (órgãos e vísceras); e nem externos nem internos (hábitos alimentares e comportamentais, acidentes e ataques de animais).

A origem das enfermidades é pensada a partir da interação e capacidade adaptativa do ser individual com a natureza, sendo essa interligação a base das concepções cosmológicas do modelo que tem o ser humano e o cosmo (natureza) como um conjunto integrado por meio de uma força vital única denominada qi - também conhecida como energia vital. O qi é um dos principais fundamentos da MTC.

Essa racionalidade médica desenvolveu um sistema terapêutico fundamentado em cinco pilares na MTC:

  1. terapia medicamentosa com substâncias vegetais, animais e/ou minerais (a fitoterapia e as fórmulas magistrais chinesas);

  2. acupuntura e moxabustão;

  3. dietética;

  4. massagens; e

  5. práticas de autocuidado com treinamentos de energia (qigong) e formas de meditação com objetivo terapêutico.

 

Esses cinco pilares operam de forma integrada e contínua, desde o tratamento de enfermidades até a promoção da saúde (yangsheng). Seu uso varia de acordo com os padrões clínicos do paciente, porém, operam como um sistema único.

A Medicina Tradicional Chinesa tem como principal objetivo o equilíbrio funcional, emocional, energético e mental do ser humano, como terapia preventiva, bem como método de tratamento. Seus pilares de ação na saúde de cada indivíduo conferem um tratamento e cuidado integral e com excelentes resultados terapêuticos.

Acupuntura & Moxabustão

A Acupuntura é um dos métodos mais populares de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na utilização de agulhas muito finas sobre a pele, que são inseridas em pontos específicos (acupontos) por onde passam os meridianos (ou canais) energéticos no corpo humano. Da mesma forma de tratamento de inserção de agulhas sobre a pele no trajeto dos meridianos energéticos do corpo, há também a utilização da aplicação de calor sobre os acupontos: a moxabustão. Utiliza-se artemísia desidratada em forma de bastão ou em chumaços também sobre a pele.

O princípio do tratamento pela MTC, com agulhas ou com a moxa, baseia-se no entendimento que o corpo, composto de energia, tem seu funcionamento equilibrado pelo bom fluxo dessa energia através dos meridianos - canais energéticos que circulam pelo corpo. Se esse fluxo de energia estiver desequilibrado, ocorrem as disfunções, inflamações, desarmonias e enfermidades pelo corpo - como por exemplo:  dor, cansaço e fraqueza.​

Portanto, o objetivo do tratamento com acupuntura e moxabustão é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e antinflamatórios.

Sobre as consultas

A primeira consulta para o tratamento como método de acupuntura é mais longa: dura em torno de uma hora a uma hora e meia. Há uma conversa, a anamnese (entrevista sobre o estado de saúde) e avaliação do cliente detalhada para melhor se entender e ajudar sobre sua queixa principal. As sessões subsequentes são os protocolos terapêuticos prescritos pela acupunturista, após feito o diagnóstico segundo os princípios da MTC. A quantidade de sessões variam muito de acordo com o estado de saúde e a resposta ao tratamento de cada cliente. São oferecidas sessões avulsas e pacotes de 5 ou 10 sessões para os clientes, além da primeira consulta (avaliação).

Fitoterapia

A fitoterapia chinesa é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa que estuda plantas medicinais, as suas propriedades, os seus benefícios, a sua toxicidade e o seu modo de atuação. Mas esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas. As fórmulas chinesas prescritas e utilizadas no Brasil contém somente composição vegetal. As substâncias da fitoterapia chinesa podem se apresentar em forma de extrato seco (cápsulas, comprimidos), óleos essenciais, tinturas, chás, entre outras. 

As Fórmulas Magistrais Chinesas são fórmulas mestres e existem há mais de 2000 anos. Nos livros atuais, são descritas em média 300 fórmulas. Seus efeitos terapêuticos são seguros, se baseiam nas propriedades da substância e se confirmam através da ciência.

A fitoterapia chinesa tem como objetivo corrigir padrões de desarmonia, eliminar fatores patogênicos, aumentar a resistência física, restabelecer a normalidade funcional dos órgãos e o equilíbrio dinâmico do Yin e Yang.

Dietoterapia

Há um ditado chinês que diz: você é o que você come. A Medicina Tradicional Chinesa tem como um de seus pilares a alimentação, sendo a Dietoterapia Chinesa o direcionamento nutricional para prevenção, controle e cura de doenças. Entre as características mais importantes daquilo que comemos   estão o  sabor  e   a  energia,   que   manterão  o equilíbrio do ser humano. O sabor diz respeito à propriocepção gustativa que está presente em cada alimento, e é dividido em cinco categorias: amargo, azedo, picante, doce e salgado. ​Já o conceito de energia refere-se a tudo aquilo que ingerimos é dotado de uma energia vital denominada Qi, e que também alterará a energia do ser que a ingere. Uma forma de categorizar o Qi de cada alimento se dá por meio de um dos pilares da MTC: a teoria do yin e yang. Enquanto os alimentos de característica energética yin refrescam e tranquilizam, os de característica energética yang aquecem e aceleram.

Algumas premissas antigas são muito importantes:

  1. um alimento que é bom para uma pessoa não necessariamente será bom para outra;

  2. o que é bom para uma pessoa num determinado momento de sua vida não será bom para essa mesma pessoa sempre; e

  3. quanto mais diversificada for a alimentação de uma pessoa, explorando-se ao máximo os sabores e a energia, mais informações terapêuticas estaremos dando ao corpo que a recebe, de modo a beneficiar a maior quantidade possível de órgãos.

 

Tais princípios, sendo respeitados e somados à alquimia culinária, certamente serão um “remédio” efetivo e prazeroso.

Tui Ná

Tui Ná 推拏 ou 推拿 (também grafado tuiná), é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa.

O Tui Ná emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos energéticos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

Qi Qong e Meditação

Qigong, Chi Kung ou Kikō (chinês tradicional: 氣) é um termo que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia (qi). Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia qi (energia vital) no corpo.

O Qi Qong resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia vital para tratar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta,  expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

A Méditação também é uma prática de origem oriental muito angiga, que utiliza técnicas para focar a mente com o objetivo de alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Ambas as técnicas são importantes pilares para o bem-estar, equilíbrio saudável do corpo e da mente e manutenção da saúde e energia vital.

Auriculoterapia, PLS & Cristais Radiônicos
Os Cristais Radiônicos

Os Cristais Radiônicos, foram criados em maio de 2008, pelo Professor Raul Breves, engenheiro, acupunturista, radiestesista, escritor e presidente da ABRATEB. Eles se constituem hoje num instrumento de comprovada eficiência para estimular pontos de acupuntura, solucionando casos de dores, úlceras,e traumas psíquicos.

Estes cristais são utilizados nos mesmos pontos de acupuntura onde são inseridas as agulhas do método tradicional da MTC. Por meio de radiestesia, estas pequenas esferas de vidro são energizadas e seu efeito máximo dura de 8 a 24h após sua aplicação. Posteriormente ele terá um efeito mais ameno, durando até a próxima sessão, ou mais. Portanto, trata-se também de uma forma indolor de acesso aos pontos de acupuntura.

Da mesma forma que a acupuntura, as indicações e contra-indicações são as mesmas para os pacientes (consulte sempre um acupunturista).

A partir dos Cristais Radiônicos, foi desenvolvida uma técnica específica para tratamento de traumas, principalmente emocionais, pormeio da auriculoterapia; o PLS (Protocolo de Liberação do Shen).

PLS

O PLS (Protocolo de Liberação do Shen) é um método de tratamento que utiliza os Cristais Radiônicos para tratamento principalmente  de distúrbios emocionais, que são a raiz da maioria de nossas enfermidades. A utilização dos Cristais Radiônicos neste protocolo trabalha e trata medos e lembranças traumáticas com bastante eficácia. Já se imaginou sofrer de um medo ou de um trauma a vida inteira e sair de uma consulta completamente leve sobre isso?

Este método utiliza os pontos da auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, posicionando os Cristais Radiônicos no lobo auricular do paciente, seguindo protocolo específico para sua queixa principal. Os cristais devem permanecer de preferência pelo menos 24h nas orelhas no intuito de se obter um melhor resultado com este tratamento.

Sobre a Consulta

A consulta tem duração de cerca de 1h. É realizada anamnese do paciente (entrevista sobre sua situação de saúde e sobre sua queixa principal). Após a colocação dos cristais no paciente, orienta-se que estes devam permanecer nas orelhas até três dias, se possível (e no mínimo 24h). A maioria dos pacientes que procuram tratamento pelo método do PLS buscam complementar outros tratamentos relacionados a traumas emocionais e situações de desequilíbrio em sua saúde cuja causa possivelmente tenha relação com desarmonias emocionais e psíquicas.​

O PLS é um método da auriculoterapia que complementa o tratamento da acupuntura e outras técnicas de saúde complementar.

pranic healing - cura prânica

A Terapia Prânica ou Cura Prânica (Pranic Healing) é uma técnica de origem oriental milenar que utiliza o prana para trazer equilíbrio e bem-estar geral. Prana, em sânscrito, significa a energia vital ou força vital que mantém o corpo saudável. Em chinês é chamado de chi, em japonês é conhecido como Ki, em hebraico aparece com o nome de ruah e em grego como pneuma.

Por ter uma natureza sutil, a energia vital é invisível para os sentidos comuns. É percebida como um campo de luz cercando o corpo físico e interpenetrando-o. Este corpo sutil (também chamado como corpo bioplasmático ou aura) possui canais de energia, conhecidos como meridianos, e centros de energia, conhecidos como chakras. Cada chakra é responsável pelo bom funcionamento de determinados órgãos vitais.

“O perdão interior é terapêutico. Se você não perdoa, não pode ser curado internamente. Perdoar cura à alma”

Mestre Choa Kok Sui

A Terapia Prânica moderna foi sistematizada pelo filipino de origem chinesa Mestre Choa Kok Sui e hoje é praticada em mais de 120 países, beneficiando milhares de pessoas. Inclusive, há muitos médicos, dentistas e enfermeiros em todo o mundo que utilizam a Terapia Prânica efetivamente em suas profissões. Hospitais dos Estados Unidos, Austrália e Índia possuem departamentos para aplicação dessa técnica complementar aos pacientes.

A Terapia Prânica atua no corpo de energia e visa equilibrar os processos energéticos. Portanto, essa técnica não interfere e sim complementa o tratamento do médico e de outros profissionais de saúde.

A Terapia Prânica ajuda a acelerar o processo natural de recuperação de doenças físicas. Pode ser usada para fortalecer a imunidade e o sistema de defesa do corpo e auxiliar no tratamento de doenças dos olhos, ouvidos e garganta e de doenças de pele, do coração e de circulação, respiratórias, gastrointestinais, urinárias, do sistema esquelético, musculares, do sangue, do aparelho reprodutor, endócrinas, do sistema nervoso, etc.

Sobre a Consulta

As consultas podem ser realizadas presencialmente (no consultório) ou à distância. O paciente pode utilizar qualquer tipo de vestimenta, pois as mãos do terapeuta não irão tocar o corpo. Cada consulta dura em torno de 40 minutos e a frequência das consultas pode variar de acordo com a necessidade do tratamento. Não há contra-indicação para a realização desta técnica complementar terapêutica.

Reabilitação Neurofuncional

A Reabilitação Neurofuncional ou Reabilitação Neurológica é uma especialidade da Fisioterapia que abrange técnicas de cinesioterapia cujo objetivo é facilitar o retorno do indivíduo às atividades de vida diária readaptando sua funcionalidade e oferecer um suporte técnico aos familiares em relação aos manuseios e cuidados com esse indivíduo.

Um programa de reabilitação neurológica é muito mais do que um simples tratamento. Trata-se de um programa individualizado, focado em ações com o objetivo de recuperar uma importante função do paciente, como a marcha, o movimento de um membro ou qualquer atividade diária que necessite de recuperação funcional .

Sobre a Consulta e as sessões

O primeiro encontro é uma consulta onde ocorre uma avaliação fisioterapêutica e funcional, que dura em torno de uma hora. A partir desta consulta, é traçado o plano de tratamento, quantidade de sessões semanais (variam de acordo com cada cliente) e objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Cada sessão tem a duração  de 45 minutos.

Minha Abordagem

As Terapias  Integrativas e Complementares à Saúde, pela própria denominação, inferem ser práticas que complementam métodos e protocolos de tratamento, bem como a promoção e prevenção da saúde.

As ferramentas de tratamento com as quais trabalho complementam-se entre si, quando necessário, com o intuito de otimizar o tratamento proposto. Por exemplo: posso intercalar entre as consultas de Microfisioterapia  - que devem ser mais espaçadas, com tratamento da fitoterapia chinesa e acupuntura. Da mesma forma, também é possível complementar o tratamento da Reabilitação Neurofuncional com a Cura Prânica.  Ou pode-se seguir uma proposta terapêutica somente com uma metodologia de tratamento. A proposta terapêutica é individualizada para cada um, respeitando a condição de saúde e adesão ao tratamento.

É muito comum abranger o tratamento realizado no consultório com orientações a serem realizadas no cotidiano de cada um, como por exemplo a prática de exercícios respiratórios, meditação, exercícios de alongamento, etc. É sempre importante salientar que todo e qualquer tratamento de saúde deve ser acompanhado de mudanças de hábitos de vida.

Portanto, a abordagem terapêutica de cada um é única, de acordo com as necessidades e possibilidades  discutidas e pactuadas entre  terapeuta  e cliente.

Minha Abordgem

© 2023 por Dra. Ana Carolina Ferreira

bottom of page